Eu pretendia tirar fotos mais caprichadas, diferentes, mas tamanha era o cheiro e a fome - minha e dos gulosos que esperavam sentados na mina frente - que tirei só essas...
É a segunda vez que faço esse prato, inspirada pelo filme Ratatouille. Eu diria que é meu desenho animado preferido, afinal, tem coisa mais fofa: desenho + Franca + Comida?!? Ok, da pra ver que eu, Anna, amo a França.
Ratatouille é um prato rústico, típico da região da Provence, no qual não pode faltar tomate e berinjela, porém que também pode conter abobrinhas, batatas, cogumelos... Esse ragu de legumes rústico é considerado um prato camponês, sendo um acompanhamento delicioso. É veggie, encorpado, aconchegante, barato e ao mesmo tempo faz presença, por isso pretendo repetir milhares de vezes a receita. O importante é tentar encontrar legumes com a mesma espessura, que dão um visual mais uniforme - eu, meio lesada, fico horas admirando os legumes no supermercado em busca de criaturinhas com espessuras parecidas. Imagino que minilegumes sejam uma boa alternativa.
Procurei em muitas fontes, com algumas variações entre sí. Encontrei uma boa receita aqui, e fiz algumas modificações (parece que ratatouille e tian sao muito parecidos, e vem do mesmo lugar! - se alguém souber a diferença, me comunique). Na receita anterior, fiz com pimentoes em cores variadas, que conferem um sabor excelente.
Assegure-se de ter um bom tempo para fazer o prato, pois, embora seja fácil, é trabalhoso e demanda capricho. Eu encaro o tempo para cortar os legumes como uma pausa para refletir :) - as vezes reflito até demais e corto meus dedos.
Ratatoille
ou Tian de Legumes?
Ingredientes
Assegure-se de ter um bom tempo para fazer o prato, pois, embora seja fácil, é trabalhoso e demanda capricho. Eu encaro o tempo para cortar os legumes como uma pausa para refletir :) - as vezes reflito até demais e corto meus dedos.
Ratatoille
ou Tian de Legumes?
Ingredientes
- 1 berinjela (Se você encontrar a roja rajada no supermercado, fica linda!);
- 2 abobrinhas pequenas;
- 1 cenoura (invenção minha...);
- 2 tomates médios;
- Opicionais: pimentões de várias cores, abóbora, batata, cogumelos...);
- 1 talo pequeno de alho poró;
- 1 cebola roxa;
- 2 dentes de alho;
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva;
- Queijo parmesão;
- Tomilho ou manjericão;
- Sal e pimenta a gosto;
+ 1 bela tijela refratária (essa tijela verde é a minha favorita)
Preparo
- Esquente uma frigideira com 2 colheres de azeite;
- Pique separadamente o alho poró e a cebola em tiras e o alho, finamente;
- Refogue o alho poró, e depois adicione a cebola e o alho, até que comecem a amarelar;
- Tempere com sal e pimenta;
- Coloque essa camada de refogados na base do refratário e espalhe;
- Pique os legumes e deixe-os em potes separados;
- Pré aqueça o forno a 200º C;
- Invente uma sequência de legumes, colocando lado a lado fatias de cores contrastantes, e vá repetindo essa sequência, formando uma espiral no refratário. Como é difícil encontrar legumes de espessuras idênticas, uma outra boa dica é arrumar a sequência por ordem de tamanho, assim fica mais fácil enxergar todas as camadas;
- Coloque as 2 colheres restantes de azeite assim como o sal, a pimenta e a erva de sua preferência;
- Cubra com papel alumínio, e deixe no forno por 45 minutos;
- Tire o papel alumínio, coloque o queijo, e asse por mais 30 minutos;
Essa receita pode ser comida quente ou fria, e também fica ótima no dia seguinte!
PS: se você está numa ocasião mais apressada ou informal, não deixe de fazer o ratatouille: não há problema em cortar os legumes em cubinhos e assá-los. Alguns até refogam os legumes, ao invés de colocá-los no forno. Entretanto eu cismei em fazer o prato igual ao do desenho animado...
Nenhum comentário:
Postar um comentário