Hummm, terrine!
Comi terrine pela primeira vez no Le Jazz Brasserie, e adorei! Com uma fixação assumida por tudo o que é francês, virei fã desse prato leve, sofisticado e trabalhoso. Algumas curiosidades: muitas terrines são feitas de carne - embora eu confesso não ter experimentado, devido a uma pontinha remanescente de frescura de criança para comer - e o nome do prato vem do próprio recipiente no qual é preparado, similar a uma forma de bolo inglês.
Escolhi preparar a terrine como entrada no jantar de natal, acompanhada pela salada verde com figos e aspargos que você vê na foto. Sim, eu tenho mania de grandeza. Sim, desde a época do Rainha da Paz, em que eu e Mamá inventavamos projetos fora de proporção, sei que tento abocanhar tarefas que podem estar fora do meu alcance. Sim, terrine exige suor e tempo, e pode te fazer querer largar tudo enquanto grelha todos estes legumes. No entanto, tudo vale quando você vê a terrine pronta, e se sente uma verdadeira chef! Não só isso, este é um prato com presença! Não desanime. Se você quer uma opção para impressionar, e tem algum tempo e energia, a terrine não é difícil: basta ter organização e paciência.
Aí vai minha receita, um Frankestein de várias que encontrei por aí.
Terrine de legumes e queijo de cabra
Rendimento: muito!!! Jantar de Natal para 6 + jantar de sobras de natal para 3 + um pedaço que congelei, e vamos ver o que vai dar...
Ingredientes
- 250g de queijo de cabra tipo boursin;
- 250 g de cream cheese;
- 2 colheres (sopa) de pimenta rosa;
- 1 berinjela;
- 1 pimentão amarelo;
- 1 abobrinha grande;
- 1/2 maço de aspargos;
- 4 tomates holandeses;
- 8 colheres (sopa) de pesto;
- orégano;
- azeite;
- sal e pimenta para temperar;
- aceto balsâmico;
Preparo
- Misture os queijos em um bowl, e adicione a pimenta rosa. Tempere com sal e pimenta e reserve;
- Corte os aspargos no meio, longitudinalmente, e cozinhe-os em uma panela com água, até que fiquem macios. Escorra-os e coloque-os em água fria, para interromper o cozimento.
- Corte os tomates em rodelas finas, tempere com sal, pimenta e orégano. Regue uma assadeira com azeite, distribua os pedaços e asse em fogo baixo por aproximadamente 40 minutos. Eu comeria isso sozinho.
- Fatie as beringelas e abobrinhas em tiras finas e uniformes, mas não se preocupe em deixá-las com uma espessura muito pequena, pois estas afinam ao grelhar.
- Fatie o pimentão em tirinhas, retirando a semente e cortando a parte curva, para que cada tira fique com a largura da forma;
- Grelhe as berinjelas e abobrinhas, colocando-as em um papel toalha. - e prepare-se para ficar cheirando a legumes grelhados ao ponto de ficar enjoada. Você pensará que nunca mais vai comer legumes grelhados, e que o cheiro nunca irá sair do seu cabelo, mas essa sensação passa.
- Grelhe as tiras de pimentão, tampando a frigideira para que cozinhem e vire-as delicadamente para que fiquem igualmente douradas.
- Faça seu pesto, como explicamos aquí.
- Com tudo pronto, forre a forma de bolo inglês duplamente com o filme plástico, deixando sobras para cobrir a base:
- Escolha o legume que grelhou mais belamente - abobrinha ou berinjela - e capriche, forrando toda a base.
- Passe uma camada de queijo, e vá alternando com legumes, pensando no contraste das cores de cada um. Junto aos tomates, passe o pesto (fiz só uma camada para não encobrir os outros sabores, mas, por fim, adicionaria mais uma na próxima vez. A minha ficou assim: berinjela> queijo> tomate> pesto> queijo> abobrinha> queijo> pimentão> queijo >aspargos> queijo> berinjela.
- Cubra com as sobras do plástico e deixe na geladeira por uma noite;
- Na hora de servir, puxe o filme para desenformar, coloque numa bela travessa e espere os elogios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário