domingo, 2 de janeiro de 2011

Salada Caesar com camarão






Para o menu de ano novo, escolhemos uma Salada Caesar com camarão, com um molho que foge um pouco do convencional. Omitinhos a maionese - confesso, não gosto nem um pouco do ingrediente e não fez diferença alguma no resultado fina, - conseguindo um molho um pouco mais leve e saboroso, e ainda sim característico da caesar: rico e salgadinho.

Conselho: um bom liquidificador é a melhor compra para uma cozinha. Compramos um nos últimos meses, após percebermos que o antigo emitia um cheiro de motor estranhíssimo e não tinha potência o suficiente. Não podia ter sido uma escolha melhor: o "Osterizer" vem sendo útil quase todo o dia em nossa cozinha: batemos pesto, molhos, temperos, marinadas, sucos, sem nenhum problema. Apenas me asseguro em deixá-lo de molho e limpá-lo meticulosamente, para nenhum cheiro empreguinar nele.

Por fim, seguimos também o conselho do Jamie, e colocamos o molho no pote - da minha mostarda dijon que matamos para fazer a receita - e, por mais banal que pareça, molhos em potes são uma ótima idéia. O liquidificador emulsificou bem os ingredientes, fazendo com que estes se separassem muito pouco, mesmo assim, com uma pequena sacudida, o molho ficou uniforme novamente. Pude também guardar o resto na geladeira facilmente, para um lanchinho futuro. Huuummm.



Molho Caesar leve e sem maionese
Rende 1 pote (2 saladas grandes)

Ingredientes:
  • 1/2 xícara de azeite;
  • 4 filés de anchova;
  • 4 dentes de alho;
  • 4 colheres (chá) de mostarda dijon;
  • 100 g de queijo parmezão ralado;
  • Suco de 1/2 limão galego - coloquei mais, pois amo sabores azedinhos!
  • Pimenta do reino a gosto;
Preparo:
  1. É complicadíssimo: coloque tudo no liquidificador e bata!

Nenhum comentário:

Postar um comentário