terça-feira, 8 de março de 2011

Torta de Maçã da Dona Gerda




Ok, a vovó Donalda aquí em cima foi só para dar uma dica sobre o tipo de torta ao qual eu estou me referindo: clássica, sem firulas. Ok, minha mãe teve que me refrear para fazer algumas modificações: "vamos colocar cardamomo? cravo? farinha integral? que tal a forma redonda?...". 
Torta super simples, rápida e deliciosa, para dar um fim a algumas das maçãs que estavam na geladeira - fomos no super-mercado quinta, sexta e domingo, e cada vez e compramos mais, esquecendo que já haviam frutas na geladeira!

PS: Os créditos vão todos para a Dona Gerda, amiga da família, que cedeu-nos gentilmente a receita de sua famosa torta. :)




Torta de maçã da Dona Gerda

Ingredientes


5 maçãs médias;
Raspas de 1 limão;
50g de açúcar;
canela em pó;
150g de manteiga;
100 g de açúcar;
300 g farinha de trigo;
1 ovo;

Preparo

  1. Pré-aqueça o forno;
  2. Em uma grande tigela, amasse com as mãos a manteiga, o ovo, o açúcar e a farinha;
  3. Forre uma forma com 2/3 dessa massa, espalhando-a com os dedos;
  4. Pique as maçãs em fatias bem finas, ou rale-as;
  5. Recheie a tora com a maçã, raspe o limão e polvilhe açúcar e canela por cima;
  6. Com o 1/3 de massa que sobrou, cubra a torta. Essa é a parte mais difícil; você pode ter que esticar pequenos pedaços com os dedos para depois uní-los, mas é uma torta rústica;
  7. Asse no forno preaquecido, até que as bordinhas dourem bem. Desligue o forno e deixe dourar por algum tempo;
  8. Espere a torta ESFRIAR até desenformá-la. Segure sua ânsia por tirar uma bela foto, pois as consequências podem ser fatais (olhe na foto o fundo da minha...). Sirva sozinho, ou com uma bola de sorvete!

Um comentário:

  1. colocamos um punhado de nozes moídas às maçãs ( o que não existe na receita original ) e ficou muito bom...na próxima colocaremos passas também!

    ResponderExcluir