quarta-feira, 9 de março de 2011

Cuscuz marroquino com legumes






Ainda não aprendi a usar muito bem o cuscuz marroquino, que tenho em toneladas em casa (algo relacionado com comprar a caixinha errada...). Inspirada na do livro "O Retorno do Chef sem mistérios", fiz algumas adaptações nessa salada, para acompanhar o peixe grelhado e a salada fatoush. Na receita original, jamie usa aspargos - que eu não tinha - e hidrata o cuscuz com água fria. Seguí o método original, e hidratei com caldo quente de frango, mas acho que não ficou crocante o suficiente. Da próxima vez, seguirei o mestre. Outra observação: o bicho cresce! A não ser que você pretenda alimentar todos só com cuscuz, 3/4 de xícara é muito!

Um acompanhamento levinho, fácil e exótico para terminar o feriado. Nãããão! Só para constar, eu devia estar estudando, ao invés de postando. 


Legumes Grelhados e cuscuz marroquino
Serve 4, como acompanhamento, e muitas sobras!

Ingredientes

  • 1/2 abobrinha em finas fatias
  • 1 pimentão vermelho em tirinhas
  • 1/2 cenoura em tirinhas
  • 1 mini alho poró picado
  • 1 cebolinha picada
  • Salsinha, manjericão e hortelã - ervas frescas em geral!
  • 3/4 de xícara de cuscuz - eu reduziria para 1/4 de xícara (reduza também o caldo!);
  • 3/4 de xícara de água ou caldo;
  • Tempero: Suco e raspas de 1 limão, azeite, sal e pimenta do reino.
Preparo
  1. Misture os ingredientes para o molho e reserve;
  2. Hidrate o cuscuz como preferir: com caldo quente ou frio, em uma tigela, e após alguns minutos, mexa com um garfo;
  3. Refogue os legumes separadamente;
  4. Misture tudo, e adicione as ervas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário