domingo, 6 de fevereiro de 2011

Bolo de Abacaxi com coco do nonno










Sexta feira foi aniversário do meu (Anna) avô. O Seu Affonso sabe o que é comida simples e gostosa. Minha avó sempre pode agradá-lo com um bolo assando no cafézinho da tarde, lá pelo horário que eu almoço, seguindo sua rotina das antigas. Por isso, quando a nave mãe decidiu fazer uma reuniãozinha por aquí para comemorar o aniversário do avô coruja, imaginei que ele gostaria de um bolo feito pela neta. Ok, também me motivou o fato de que eu sempre quis fazer um bolo de festa cheio de camadas e detalhes. Lá fui eu, realizar a clássica varredura da internet e recolher todas as receitas possíveis e imagináveis. Brainstorming, como diriam os publicitários. O que deu o pontapé inicial na minha idéia foi o bolo Piña Colada, do Technicolor Kitchen, entretanto não queria um bolo com bebida. Nesses dias quentes, consegui apenas pensar na opção mais fresca o possível: bolo levíssimo branco, com camadas de abacaxi e coco, coberto por chantilly. Não é o mais inovador, mas é o tipo de bolo que minha mãe comprava todo aniversário em uma rotserrie perto daquí, que sempre agradou a todos.

Encantada com os zilhões (!!!) de bolos de festa no recém descoberto site da Martha Stewart, decidi tentar uma de suas receitas de bolo em camadas, e retirei a receita do recheio de abacaxi de lá também. O recheio de coco foi o resultado de uma varredura no google mesmo, mas falarei dele no fim do post.

Quinta feira, depois da escola, separei todos os ingredientes. Evitaria desastres ao máximo: estava determinada a fazer tudo sozinha, sem interrupções que me distraíssem, com a maior calma e capricho, seguindo minuciosamente a receita. Naquelas quatro horas ensolaradas de pura catarse, entrei em alfa na companhia da dona farinha e da Sra manteiga. Terapia total. O resultado foi uma tarde sem com poucas pedras no caminho, e um bolo que eu, para uma primeira vez, posso me orgulhar. O próximo aniversário é o da minha mãe, e já estou pensando no meu próximo projeto de bolo.


Ok, chega de divagação. Vamos aos aspectos práticos. As pedras no caminho: Não tenho formas de 22 cm. Usei 2 formas de 25 cm, que obviamente, resultaram em bolos mais finos, e difíceis de cortar sem esmigalhar. Só um detalhe, pois com coragem, deu para dividí-los. A receita pedia "cake flour", o que, na minha bíblia de farinhas, vulgo La Cucinetta, poderia ser substítuída por 1 xícara de farinha comum menos 2 colheres de sopa, junto a a colher de sopa de maizena. 

Veredicto: Como sou filha do meu pai   criciri   meio exigente com tudo o que eu faço, o bolo poderia melhorar em alguns aspectos. Não gosto de maizena, e eu percebia o gosto dela no fundo. Por isso, poderia ter ficado mais leve e delicado. Na próxima vez, vou testar outra receita de bolo branco. A calda de abacaxí foi facílima e deu super certo, ficando azedinha e doce. Como sou fã de doces não muito doces, acho que faria uma mousse de coco no lugar, do beijinho, para um sabor mais delicado. Mesmo assim, o povo daqui gostou!
Para não fazer mal juízo do meu projenitor, ele gostou muito, e nem sentiu gosto de maizena.


Bolo branco – Martha Stewart

Faz 2 bolos na forma de 23 cm
  • 3 xícaras de farinha para bolos menos 6 colheres de sopa;
  • 3 colheres de maizena;
  • 8 claras grandes (230g);
  • 2 colheres (chá) de fermento para bolos;
  • 1 colher (chá) sal;
  • 360g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente;
  • 2 1/4 xícaras de açúcar;
  • 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha;
  • 1 xícara de leite.

  1.  Preaqueça o forno a 180°. Unte duas formas de 23 cm redondas, coloque papel manteiga no fundo , unte-o com manteiga e salpique farinha novamente.
  2. Num bowl médio, peneire 5 x a farinha, maisena, fermento e sal. Reserve.
  3. Na batedeira, bata a manteiga e vá adicionando 2 xícaras de açúcar até que fique leve e fofo, 3 a 4 minutos,retirando o que gruda nas bordinhas as vezes. Adicione a vanila. Diminua para o movimento mais lento da batedeira, e adicione a farinha em 3 partes, alternando com o leite, até que tudo se combine. Pare imediatamente.
  4. Bata as claras em neve no modo mais devagar até que espumem, e vá adicionando gradualmente o ¼ de xícara restante de açúcar. Bata no mais rápido até que fique consistente, com picos brilhosos , aproximadamente 4 minutos.Não exagere. Gentilmente, coloque 1/3 das claras na mistura de manteiga e incorpore. Delicadamente, incorpore o resto.
  5. Divida a massa nas 2 formas igualmente, alisando com uma espátula. Asse, girando-as na metade do cozimento, até que fiquem marrom dourado e passem no teste do palito no centro (aproximadamente 30/35 minutos. Transfira as assadeiras para uma grade e deixe esfriar por 20 minutos. Inverta os bolos na grade, e retire o papel. Reinverta os bolos, e deixe-os esfriar completamente, com o topo para cima.
  6. Usando uma faca para pão, corte os bolos na metade, coloque num prato, coloque uma camada de creme de abacaxi, uma de bolo, uma de musse de coco, uma de bolo, uma de creme de abacaxi, uma de bolo. Deixe na geladeira e faça o chantilly no dia seguinte, espalhando-o belamente. Finalize com coco ralado duas pequenas raspas de limão siciliano.




Recheio de abacaxi
  • 1 abacaxi grandão, picado;
  • 2 xícaras de suco de abacaxi;
  • 1 e ½ xícara de açúcar granulado;
  • ½ colher de chá de sal
  • Adicionei 1 naco de gengibre ralado e, como o abacazi estava muito doce, espremi um limão siciliano também.
1.  Preparo sem esforço:  Misture o suco, açúcar e sel numa panelona em fogo médio. Cozinha, mexendo ocasionalmente, até que o açúcar dissolva. Coloque o abacaxi (todo, menos ½ xícara) na panela, deixe ferver e cozinhe até que a fruta esteja marrom-dourado claro, como uma calda líquida e densa, de 45 minutos a 1 hora. Deixe esfriar.


Recheio de coco

Minha primeira tentativa, com leite e gemas, coalhou: ficou delicada e, de gosto, não ficou ruim, mas saberia que não seria uma unânimidade. Por isso, optei por fazer um beijinho de coco: 1 lata de leite condensado, 1 colher de manteiga e o coco ralado que sobrara. Deixei apurar e, após esfriar, montei o bolo. Sem erros.




Montagem: Bolo+Abacaxi+Bolo+Coco+Bolo+Abacaxi+Bolo. Bata creme de leite fresco com um pouco de açúcar, e divirta-se espalhando. Finalize com coco fresco ralado.


Por último, gostaria de agradecer ao forno super top dos vizinhos, que, diferente do meu projeto de forno, cabe duas formas na mesma fileira e assa bolos belamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário