quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Focaccia integral




Aha! minha melhor tentativa de pão até agora! Rendeu um jantar adorável e relaxante, super fácil de fazer. Afinal, tratando-se de pão, a única coisa que você tem que fazer é sovar (encare como uma catarse) e espalhar languidamente o topping. O resto, o tempo e o fermento se encarregam. Nada mais descomplicado, e ainda com a vantagem daquele cheirinho de pão inundando o apartamento.

Após pesquisar por inúmeras fontes, escolhi a receita do Panelinha, pois sempre tive sorte com as fórmulas da super Rita Lobo, e usar farinha integral me faz me sentir mais... virtuosa. Fiquei apreensiva, com medo de obter um pão comum, mas a receita, mesmo integral, rendeu uma focaccia autêntica: úmida, macia e salgadinha. Mudei apenas os toppings: nessa parte, o que vale é a criatividade e o que você tiver na despensa. Por fim, vale ressaltar que a focaccia deve ser consumida no mesmo dia! Não é um problema, pois dificilmente sobrará um pedaço para contar a história.

Focaccia Integral básica
Serve: 3 pessoas para um jantar frugal, com uma saladona, e ainda quase metade foi para os vizinhos (Toninho ajudou a sovar!)

Ingredientes
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 1 e 1/2 xicara (chá) de farinha de trigo integral;
  • 1 tablete/ 15g de fermento biológico fresco;
  • 1 e 1/2 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) mel;
  • 1 colher (chá) sal;
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de água.

Preparo
  1. Misture o fermento, 1 xícara da farinha, a água o mel e o azeite, dissolvendo todos. Deixe descansar por 30 minutos;
  2. Peneire em uma vasilha grande o resto das farinhas e o sal, abra um buraco e adicione a mistura com o fermento após o descanso;
  3. Com coragem, coloque a mão na meleca e misture até formar uma massa homogênea, "sovável". Por mais que eu trabalhasse a massa, ela ficou bem grudenta, e demorou uns 15 minutos - e uma adição de farinha - para que eu pudesse sovar. Sove por 10 minutos.
  4. Faça uma bola com a massa, a deixe-a crescer dentro do microondas por 1 hora, coberta por um pano úmido.
  5. Nos últimos minutos, preaqueça o forno a 180ºC e unte uma forma de 30cm x 25 cm com óleo e farinha.
  6. Espalhe a massa na forma com os dedos, até cobríla por inteiro, igualmente;
  7. Coloque a cobertura que quiser. Se você for um pouco indecisa - não mais que a Marina, libriana - pode fazer uma focaccia com vários sabores: fiz 3 fileiras: Rodelas de tomate+sal+orégano+pimenta; Rodelas de mini-cebolas roxas+aliche+pimenta; Flor de sal e alecrim. Finalize com uma regada de um bom azeite.
  8. Asse por 30 minutos (o meu deu uns 45 minutos...) e sirva imediatamente. Com uma saladona, foi um ótimo jantar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário