Há algum tempo, comprara um pacote de trigo grosso, inspirada em um prato de peixe do Arturito (esse também dá outro post...). Diferenciar os tipos de trigo - farro, trigo grosso, cevadinha... - é complicado, e não existem muitos sites que expliquem bem a diferença entre eles. Começamos pelo trigo grosso, mas é difícil encontrar receitas com este, chamado, em inglês, de "wheat berries".
Começamos a experimentar, e descobrimos que este trigo precisa de muito tempo de cozimento (veja na receita), e vai bem em saladas, pois é bem fibroso e soltinho. Entretando, não conseguimos uma receita que chegasse à consistência de risotto do Arturito.
Com êxito, fizemos uma receita com diversos legumes picados em cubinhos: cenoura, pimentão, salsão, inspirada numa receita do Jamie Oliver na Itália, na qual trocamos a cevadinha pelo trigo. Desta fez procuramos em um blog bem natureba, e encontramos ótimas opções: o 101 Cookbooks. Aí vai a receita, feita "a olho", sem unidades de medida, com algumas modificações na original.
Quando o trigo grosso acabar na despensa, comprarei o farro, para experimentar. O farro parece ser capaz de adquirir consistência de risotto, além de fazer boas saladas. Veremos.
Salada de Trigo Grosso, pesto e rúcula
Ingredientes
- Rúcula ou agrião;
- Lascas de parmezão;
- Lascas de azeitona preta;
- Suco de limão
- Trigo grosso cozido (Deixar de molho do dia para a noite e cozinhar por uma hora, com 3 xícaras de água para cada xícara de trigo)
Para o pesto:
- Pinólis (ou nozes ou Amêndoas, se você não quiser gastar fortunas em um saquínho ínfimo);
- Manjericão;
- Muito alho;
- Queijo parmezão;
- Azeite;
- Pique finamente o pinóli, manjercão e alho, e bata no pilão, com parmzão. Adicione o azeite e misture, até ficar com a consistência que você desejar;
- Coloque o trigo em uma tigela, e adicione o pesto, misturando bem para incorporar, até que os aglomerados de pesto se desfaçam;
- Coloque as folhas na borda de uma bela tigela, e coloque o trigo no centro. Você pode rasgar mais folhas e incorporá-las aos grãos também;
- Salpique o queijo e as azeitonas;
- Esprema o limão.
Ficou maravilhoso com um frango assado no forno!
Nenhum comentário:
Postar um comentário