Essa é mais uma receita do projeto de biscoitinhos para o natal. Gingerbread cookies são um clássico do natal, deliciosos! A internet é repleta de receitas distintas destes biscoitos amanteigados. Há alguns anos, os dois projetos de gourmets que assinam este blog tentaram uma receita "apressada", que pedia apenas 30 minutos de geladeira. Foi um desastre! Colocamos toneladas de farinha a mais, tornando os cookies massas brancas, desformes e sem gosto! Acabamos perdendo o apetite, mas nos divertimos muito!
Dessa vez, com mais experiência, a receita escolhida foi seguida corretamente, retirada do Prato Fundo. Cheirosos, deliciosos e fáceis! A receita rendeu aproximadamente 170 biscoitos!
(!) Enquanto postava a receita, percebi que, ao passá-la para um papel, eu ESQUECERA DE ANOTAR 1 COLHER DE CHÁ DE FERMENTO EM PÓ! Assim mesmo, ficou ótimo. Nas próximas vezes, adicionarei o fermento, e tentarei usar o melado, ao invés do mel.
Gingerbread
Ingredientes
Gingerbread
Ingredientes
- 250 g de manteiga sem sal na temperatura ambiente;
- 4 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- 2 colheres (sopa) de cacau em pó (a receita falava chocolate, mas não tinha em casa...);
- 6 colheres (chá) de gengibre em pó;
- 1 colher (chá) de canela em pó;
- 1 colher (chá) de cravo em pó;
- 1 ovo batido;
- 1 xícara de açúcar (diminui as quantidades pela metade, e substitui 2 colheres do normal por 2 de mascavo);
- 1/2 xícara (chá) de mel ou melado (usei mel, mas pretendo tentar com melado da próxima vez);
- 1 colher (chá) de sal
- ? 1 colher (chá) de fermento em pó (NÃO COLOQUEI!)
Preparo
- Peneire e misture os secos em uma tigela e separe.
- Na batedeira, misture o açúcar e a manteiga, batendo até formar um creme leve. Adicione o ovo e continue batendo;
- Diminua a velocidade da batedeira e coloque os secos de pouco em pouco. Ficará uma massa pesada. Você deve amassá-la com as mãos, unindo-a numa bola. Nessa fase, acho que eu deveria ter amassado-a um pouco mais, pois, no início, ela esfarelava.
- Cubra com um plástico;
- Coloque na geladeira por, no mínimo 4 horas. A massa já estava muito dura, então tentei fazer a primeira fornada após 3 horas. Deu carto, mas foi muito mais fácil depois de amassar um pouco mais e deixar por 5 horas;
- Pré aqueça o forno a 180º C;
- Estique a massa em cima de um papel manteiga com um rolo, deixando-a com aproximadamente 5mm de espessura, e corte com um cortador;
- Coloque em um tabuleiro, e deixe assar por aproximadamente 10 minutos, ou até que a base comece a dourar;
- Retire e deixe esfriar em uma gradinha.
Parte artística: Glacê real
Misture vigorosamente 1 clara, 1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro peneirado e 6 gotas de suco de limão. Divida em potinhos e adicione o corante de sua preferência. Como minha habilidade com o saco de confeitar é nula ínfima, comecei tentando confeitar com um palito de dentes (vê-se pela bola dos homenzinhos!). Descobri, depois, que conseguia controlar melhor o glacê com a ponta do bico de confeitar, só aquela parte que trocamos normalmente. Ia colocando aos poucos o glacê, e controlava facilmente quanto saia. É muito divertido!
Nenhum comentário:
Postar um comentário