terça-feira, 23 de novembro de 2010

Pâte Sablée

Ou "A massa mais básica e fácil para qualquer biscoito amanteigado que você quiser". Esqueçam os cookies - que já nos renderam muitas decepções, incluindo ficarem todos unidos, oleosos, duros...

Nas próximas semanas faremos alguns testes de biscoitos natalinos, para presentear. Para começar, escolhemos a massa sablée do Daniel Figueiredo, perfeita para biscoitinhos amanteigados para o chá. Esses biscoitos são aqueles servidos no café do Almanara, no Shopping Iguatemi, e parecem ser a razão pela qual esse café é o preferido de boa parte dos frequentadores. Você pode adaptá-la para qualquer sabor, assim, dividimos a massa em 3 porções e fizemos 3 fornadas:

Limão Siciliano com glacê azedinho;
Erva doce e goiabada;
Chocolate e canela;
Pâte Sableé

Ingredientes
  • 125g de açúcar peneirado (fica ótimo com açúcares aromatizados. Usamos o vanille);
  • 250g de farinha de trigo peneirada;
  • 125g de manteiga sem sal (gelada, cortada em cubos);
  • 1 ovo;

    Preparo
  1. Em uma tigela grande, coloque a farinha e a manteiga, desfazendo os cubos com a ponta dos dedos até que você obtenha uma mistura homogênea. O segredo é nunca trabalhar a massa demais, por isso, evite transferir o calor de suas mãos para esta.
  2. Faça um buraco, e adicione o açúcar e o ovo. Misture novamente.
  3. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 1 hora. Se quiser, divida a massa para fazer sabores separados, adicionando cacau em pó e canela, sementes de erva-doce ou raspas de limão e armazene cada porção separadamente;
  4. Após o descanso da massa, corte pedaços de papel manteiga. Coloque a massa em cima de uma folha, e cubra com outra folha. Com um rolo de abrir massa, estique a porção até que esta fique com ½ cm de espessura. Volte a geladeira por 20 minutos. Faça isso com cada porção, separadamente.
  5. Pré aqueça o forno a 180°C;
  6. Corte a massa com os cortadores de biscoitos e coloque em em um tabuleiro forrado com papel manteiga;
  7. Asse por aproximadamente 15 minutos, ou até que os fundos fiquem dourados;
  8. Deixe os discoitos esfriarem em uma gradinha.
Se quiser fazer o glacê de limão, misture vigorosamente 1 xícara de açúcar de confeitero com 2 colheres de sopa de suco de limão, 1 colher de sopa de raspas de limão e 1 colher de sopa de água. Coloque os biscoitos em uma folha de papel alumínio, espalhe o glacê com uma colher e espere secar.

Levados para a escola, os biscoitos não duraram uma aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário