segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Torta de Frango

    

À esquerda, torta da Nonna e à direita, a minha, em uma foto pouco favorecedora, pois 4 esfomeados me olhavam com um olhar assassino.


Eu sei que já está parecendo repetição, mas eu preciso aprender todas as receitas possíveis do legado da minha avó, e como eu já disse, vou postando por aquí minhas tentativas. A torta de frango é o coringa da dona Therezinha: feita nas últimas vezes que quis nos agradar, teve o poder mágico de atrair todos à mesa antes mesmo de serví-la. Se a nonna tivesse falsa modestia  não soubesse que tem ouro nas mãos não dobrasse a receita cada vez que a fizesse, acho que teríamos que disputar os últimos pedaços a tapas.

Essa é a típica comida caseira descomplicada e saborosíssima: uma massa crocante (comprada RELIGIOSAMENTE em rolo na fábrica da Arosa, pois, se eles fazem melhor, para que resistir?) e um recheio hiper cremoso, temperado e acolhedor. Perfeito com uma saladinha.

Uma bela noite de segunda, então, decidi tentar a torta. Coloquei meu avental da sorte, presente da própria mestra cozinheira, e a torta saiu rapidamente, com pouco esforço. Enquanto preparava o recheio, o Felippe chegou pedindo meu chuveiro emprestado, e ficou para comer a torta. Avisado pelo irmão, Tóninho também colou por aquí. Mãe e pai chegaram esfomeados. Sentamos em volta da mesa e a tensão foi aumentando na mesma proporção pela qual o cheiro que saia do forno tomava a casa. Conversa vai, conversa vem, meu pai ia me pressionando para conferir a torta. Eu tive que correr para tirar a foto, arriscando meus braços perto daquelas criaturas esfomeadas e insanas!

Avental da sorte, ou, segundo a Nonna, "Maçãs que saltam". Boing!

Torta Caipira Sorocabana Coringa de Frango

Para o frango desfiado:
  • 1 bandeia (600g) de peito de frango - orgânico e feliz, please!
  • 1 talo de alho poró;
  • 1 cenoura;
  • 1 cebola;
  • 1 talo de salsão (não tinha, então coloquei erva doce, hehe!)
  • Temperos, bouquet garni, ou o como você quiser chamá-los.
  • Sal, pimenta;
  • Caldo de frango (ando usando o Nomu, que não tem realçadores de sabor como o glutamato monossódico, além de ser bonitinho e bem gostoso).
  1. Lave o frango, coloque tudo em uma grande panela, e deixe cozinhar tempado, por 35 a 40 minutos, ou até que o frango esteja cozido e desfiável;
  2. Reserve o caldo e congele (caldo bom=ouro de cozinheiro). Desfie o frango com dois garfos;
Para o recheio
    • Frango cozido (ver acima) e desfiado;1 cebola;
    • 2 dentes de alho;
    • 2 talos de alho poró;
    • 1 lata de milho pequena;
    • 2 tomates sem pele - veja aqui como retirar a pele do tomate;
    • 4 palmitos;
    • 1 pote de requeijão (substituo por cream cheese light);
    • 1 pimenta malagueta, sem sementes. Não mais do que isso, é sério.
    • Salsinha, cebolinha, sal.
    1. Pique os tomates em cubos, o palmito em pequenas rodelas e a cebola, o alho e o alho poró finamente;
    2. Refogue a cebola, o alho poró e o alho, adicione o milho;
    3. Coloque o tomate e o frango, e refogue até que os vegetais estejam douradinhos, sem deixar secar muito;
    4. Adicione o palmito, desligue o fogo, e misture o cream cheese;
    5. Tempere a gosto.
    6. Espere o recheio esfriar.
    Montagem:

    1. Preaqueça o forno a 200ºC.
    2. Estique a massa que você descongelou algumas horas antes com um rolo, e coloque em uma forma de fundo removível. Nem precisa untar. Não esqueça das laterais, e deixe um pedaço para cobrir o recheio. Com um grafo, faça pequenos furinhos para que o ar escape. 
    3. Espalhe o recheio quase frio uniformemente;
    4. Cubra com a massa, dobre as bordas e faça novos furinhos para o ar. Veja o que acontece se você esquece destes furinhos na foto da minha torta, devido a uma pequena distração :).
    5. Pincele com o ovo batido e decore como quiser;
    6.  Asse por aproximadamente 30 minutos e devore!

    Um comentário: