quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Legumes Recheados Gregos







Mais uma receita do caderno da avó grega (da Anna), com a compilação de quase todo o legado culinário dela. A Dona Ariadne passou a vida inteira na cozinha, tendo paixão por preparar banquetes gregos, de dezenas de pratos. Meu avô a conheceu procurando uma namorada que soubesse cozinhar, na porta de um curso de culinária. No Brasil, era comum irem para a praia e voltarem de imediato, só para comprarem um peixe para o jantar. Esse mesmo avô costumava receber amigos à qualquer hora, sem avisar, entretanto Dona Ariadne colocava um sorriso no rosto e preparava mais uma grande refeição, até mesmo no meio da noite. Mesmo com mais idade, nunca visitava ninguém sem um prato de doce na mão, carregando sempre uma merenda na bolsa. O caderno, escrito pelo meu pai, enquanto ela tentava estimar quantidades de ingredientes de receitas feitas  "à olho" com destreza, ainda tem muitas receitas a serem exploradas, sendo que poucas delas pude experimentar, pois eu era uma criança meio fresca para comer. Segundo a mãe da Mari: "Comia que nem um passarinho, só queria saber dos beijinhos de coco da Sandra".

Nunca serei uma "mulher de Atenas", como a minha avó, mas acho que parte dessa paixão por comida passou dela para mim, mesmo fazendo pratos diferentes, mais contemporâneos. Através desse caderno, espero ir aos poucos aprendendo um pouco do legado dela, deixando os resultados no blog. Quem diria, hein, Dona Ariadne? 

Vamos ao que interessa: Os legumes recheados gregos são uma receita que não leva carne, diferentemente da técnica italiana. Leves, reconfortantes, vegetarianos e extremamente saborosos, recheados de arroz, que absorve cada gota de sabor dos legumes. São demorados, mas bem fáceis. Quando faço, faço o equivalente para 4 em 2 refeições, pois eles ficam melhores no dia seguinte, com o aroma absorvido. Sintetizam a culinária do mediterrâneo.

Legumes Recheados Gregos / "Gemistá"
Fonte: Caderno de relíquias da Dona Ari

Ingredientes:
  • 4 Tomates (O tamanho do tomate é inversamente proporcional à intensidade de seu sabor, por isso, não escolha tomates muito grandes, como eu tentei fazer desta vez);
  • 4 Legumes (Berinjela ou Pimentão);
  • 2 xícaras de arroz;
  • 3/4 de cebola cortada em pequenos pedaços;
  • 2 dentes de alho picado;
  • Passas;
  • Salsinha;
  • Azeite;
  • Açúcar refinado;
  • Sal e pimenta do reino moída na hora.
Preparo:
  1.  Corte tampas para os tomates e reserve. Retire as polpas e reserve também. Corte as tampas dos pimentões, reserve, e jogue fora as sementes. Esfregue sal e açúcar nos legumes, para equilibrar a acides, e deixe-os de ponta-cabeça, para escorrerem;
  2. Enquanto escorrem, lave o arroz e escorra;
  3. Refogue rapidamente em uma panela o alho e a cebola;
  4. Adicione o arroz, refogue;
  5. Adicione a polpa do tomate e um pouco de água;
  6. Deixe o arroz cozinhar até um pouco antes do ponto. Ele deve estar LEVEMENTE mais rígido, pois entrará no forno.
  7. Regule o tempero, adicione a salsinha e as passas;
  8. Estufe os tomates e os pimentões com o arroz (tente se controlar para não comer o recheio sozinho, pois é tentador!)
  9. Regue com azeite, generosamente.
  10. Leve ao fogo médio por mais de uma hora, até que as tampinhas comecem a ficar esturricadas.

Diferente do comum e maravilhoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário